quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Ser quase perfeito?

Perfeccionismo?

Hoje pras pessoas o perfeccionismo tem uma ideia central e acabou, falo por mim mesma, antes eu achava que o mesmo tinha apenas 'um significado', hoje eu já entendo que não é bem assim, que esse tal significado conhecido por todos não é bem um significado e sim um exemplo de perfeccionismo. Muitos dão o exemplo de pessoas extremamente centradas, corretas que vivem em torno de coisas bem arrumadas e etc..Mas esquece do real sentido de perfeccionismo.

Ando lendo um livro que está me mostrando muitas qualidades pelas quais eu tenho e muitos defeitos também, o perfeccionismo é um deles e foi o que mais me deixou intrigada.

O Perfeccionismo é uma constante insatisfação com seu desempenho e dúvidas sobre a qualidade de seu trabalho. Falam que existe dois tipos de perfeccionismo: o normal que é quando você se esforça para fazer algo bem feito, e o neurótico que é quando você excede o número de repetições de uma mesma atividade com a visão de que uma hora ela estará perfeita.

Alguns sinais do perfeccionismo:

  • Maximizar o negativo e minimizar o positivo (de nove comentários positivos e um negativo, o único que recebe atenção é o negativo);
  • Pensamento em preto e branco (ou é cem porcento bom ou é cem porcento ruim);
  • Auto-estima baseada na performance;
  • Expectativas altas e impraticáveis


O objetivo do perfeccionismo é ser perfeito, por conta disso muitas pessoas descritas perfeccionistas entram em depressão por pequenos erros. 
Nós cristãos temos que fazer a diferença com o que temos, focar naquilo que vai agradar a Deus e procurar o reconhecimento dEle. Pensar apenas nas partes negativas da história e procurar resolve-la a qualquer custo mostra o quanto somos egoístas, porque estamos pesando apenas em nós mesmos, tentamos mostrar que queremos melhor aquilo por conta das pessoas, mas no fundo é porque isso nos incomoda e pronto, como que Deus recebe isso? E do que adianta?
Deus não quer que nos esgotemos para que tudo saia extremamente perfeito. O que é mais importante: que nossos esforços se desenvolvam perfeitamente ou que o nome de Deus seja louvado?
Nós colocamos muita pressão sobre nós mesmos para sermos perfeitos e termos um resultado perfeito, enquanto Deus está mais preocupado com o processo. 

As pessoas olham para o exterior e esperam aparência de perfeição. Mas Deus olha para o nosso coração, enchergando nossas motivações e intenções, e é isso o que basta pra Ele.

Que nós possamos ser diferentes, focar mais em Deus e deixar o resultado final das coisas nas mãos dEle, pois é a Ele que pertence.






Fonte: Livro - O Coração do Artista (Rory Noland) e Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário