segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Orgulho X Humildade



Pv. 16.17-20
Diante de Deus o orgulhoso é a pessoa que tem seu próprio modo de pensar, não busca conselhos, e age como sua cabeça manda. Às vezes, podemos até consultar a Deus em pequenas coisas, mas na verdade não estamos interessados no que Deus quer.
Muitas vezes se age na base do pensamento, se, Deus impedir é Sua vontade, se não, não é. Mas, Deus, não nos impede, e sim, fala conosco, mostrando o caminho que devemos caminhar. Deus não porá obstáculos para voltarmos ao caminho, mas falará conosco.
Uma das palavras para Espírito é Parakletos (aquele que vai ao lado), portanto Ele não vai a nossa frente, mas sim ao nosso lado, nos aconselhando e ensinamento. A humildade está em caminhar em submissão a Ele.
A prender de Jesus é agir como Ele, e, Ele, não fazia nada sem direção.
Então, na verdade, orgulho é má vontade em esperar pela direção de Deus para agir.
Deus nos mostra o que fazer, como e quando fazer. E não buscar seus próprios meios de fazer as coisas.
O orgulho anda de mãos dadas com a impaciência.
I Sm. 10.8; 13.5-10 - Samuel deu instrução para Saul esperar por ele, para então saber o que fazer. Saul não quis espera-lo e acusa Samuel de atraso, quando Samuel chegou no dia certo, combinado, o dia em que Deus o queria lá.
A nossa fé é provada no fogo da espera, para que Deus tire a impureza da impaciência e ansiedade. A lógica nos diz que está demorando muito para acontecer, temos que agir. Mas como cristãos devemos aguardar e não desfalecermos.
O orgulho é o desfalecimento da fé.
Muitas vezes agimos como os discípulos ou como Marta, e dizemos: "O Senhor não se importa". Ficamos magoados com Deus, por acharmos que Ele está ausente, acreditamos que nos abandonou.
Não podemos ter uma imagem torcida de Deus, para não perdermos a dependência de Deus. Deus não falha, nós sim. Deus não demora, nós nos precipitamos. A falha é nossa por não crermos que Ele está conosco ou quando diz: "Não temas".
Deus não depende de nada e de ninguém, ele cria tudo do nada. Tudo Lhe obedece.
Hc 2.4 "Eis o soberbo! Sua alma não é reta Nele;mas o justo viverá pela fé." A fé está em permanecermos na Palavra de Deus.
Devemos esperar sempre pela direção de Deus, pela Sua ação.
Rm 8.31-39 - É nesse Grande Amor do Senhor que devemos crer e esperar. Ele jamais deixará de nos ver e falar conosco. Ele sabe tudo e sempre falará conosco o caminho que devemos tomar.
II Sm.5.22-25 - Nota-se aqui detalhes da direção para a ação de Davi. Deus mostra cada passo que devemos tomar, e Davi fez segundo Sua direção. Mesmo sendo o maior guerreiro de Israel, Davi não se confiava no que sabia, mas buscava a direção de Deus.
O importante, então, é ouvi-Lo e seguir sua direção.
Fp. 2.5-11 - Obedecer é ouvir uma direção e segui-la. Não existe meia obediência.
Somente a cruz produz a verdadeira humildade em nós.



(Fonte: http://www.adorando.com.br/novo/MostraEstudo.aspx?codigo=839)

domingo, 5 de agosto de 2012

Mudança e valorização.. Duas palavras que combinam!

Significado da palavra mudança: Alteração, modificação. (Dicionário Aurélio)
Significado da palavra valorização: Reconhecimento. (Dicionário Online)


Apesar dessa simplicidade mudar é uma coisa muito dificil e requer força de vontade, mas talvez essa 'evolução moral' não seja tão ruim assim. 
A aprendizagem que vem de novas situações ou a reciclagem de novos ou até velhos conceitos, trazem amadurecimento, o que na maioria das vezes exige mudanças. Entendo que as mudanças tem que ser feitas sem traumas, sendo assim planejadas, mas a minha mudança pessoal juntou tudo isso, o trauma de diversas situações e também um breve planejamento. É como eu li em um site "Fazendo o que sempre faço, só ganho aquilo que sempre ganhei", e não é isso o que eu quero mais, hoje eu procuro um reconhecimento pessoal, não que eu não tivesse um, mas procuro um mais intenso porque eu pelo menos não consigo enxergar esse reconhecimento de 'algumas' pessoas. 
Saber o que te atrapalha já é um começo, né?! Eu sempre soube de algumas coisas que me atrapalhavam, mas sempre fui muito fraca para mudar, hoje eu quero tanto essa mudança até para amadurecer meu relacionamento com os meus amigos e familiares, sei que muitos podem não gosta, mas acredito que por serem meus amigos eles entenderiam, alias se são realmente meus amigos eles terão que entender, não?!
Talvez essa mudança seja boa não só pra mim, mas também pra eles, olha que interessante uma Julia não tão grudenta como antes, ou uma Julia menos sensivel e até menos chata..rs 




Acredito que mudar valha a pena, e que claro que a atitude de algumas pessoas ajudam para que possamos mudar, mas essa mudança depende de nós mesmos, alias muito mais de nós!
Quero aprimorar minhas mudanças..rs